Como evitar lesões ao fazer faxina

Proteja sua coluna de dores na hora da faxina.

 

Quem nunca ficou exausto após um dia de faxina em casa? Mas manter a limpeza e o ambiente em ordem é uma necessidade. Ao realizar as tarefas domésticas, nosso corpo fica sobrecarregado, mas com a postura adequada, praticando as atividades da forma certa e com uma rotina diluindo as responsabilidades teríamos tempo e energia de sobra no final de semana para se divertir com os amigos. Confira dicas:

Faxina pesada

O ponto crucial é não deixar todas as tarefas para o mesmo dia, escolhendo um dia para roupas, outro para o quintal, outro para a sala e assim por diante. A criação de um cronograma irá ajudar muito, se você mora com outras pessoas encaixe nas atividades.

Procure sempre manter a posição ereta quando for realizar tarefas que exigem muito tempo em pé. Uma dica é usar um degrau embaixo dos pés, sempre alternando entre o direito e esquerdo. Cuidado para não esquecer de intercalar elas e jogar o peso em uma única perna.

roupa

Para colocar ou retirar roupas na máquina ou até mesmo guardar alimentos em armários baixos, abaixe-se mantendo a coluna ereta, traga o peso próximo do corpo.
Ao varrer a casa escolha uma vassoura com o cabo acima da altura de seus ombros, caso necessário prolongue o cabo.

limpando vidro

Para limpar superfícies altas, como janelas, ou estender roupas no varal não estique os braços ao máximo que conseguir, suba em uma escada ou banquinho. Uma boa opção são os varais baixos, muito comuns em apartamentos.

sofá sendo empurrado

Ao mudar móveis de lugar, leve o peso junto ao corpo, mantendo os cotovelos em um ângulo de 90 graus, lembrando que o peso máximo deve corresponder a 20% do seu peso, caso o móvel ultrapasse recorra a ajuda.

pausa na limpeza

E não se esqueça de fazer intervalos entre as atividades.