Como identificar situações de bullying

Bullying é uma pratica de violências físicas ou psicológicas constantes geralmente em ambiente escolar.

Bullying é definido por formas de violências físicas ou psicológicas constantes. O termo vem do inglês “bully” que significa valentão, muitas dessas agressões ocorrem dentro de escolas o chamado bullying escolar.

Grupo de crianças agredindo uma criança

Sejam formas discretas como apelidos e brincadeiras maldosas até os casos mais sérios como xingamentos e empurrões é importante estar atento! Os responsáveis devem estar sempre dispostos a ouvir, por isso veja abaixo como reconhecer se o seu filho esta sofrendo.

Desinteresse pela escola
A falta de vontade de ir para aula ou a necessidade ir somente acompanhado é um sintoma, eles podem dizer que não entendem a matéria, não gostam do professor ou até mesmo motivos sem pé e nem cabeça. Além disso seu pequeno pode ficar distraído e inquieto durante as aulas, isso reflete em suas notas.

Machucados e hematomas constantes
Chegar em casa com o cotovelo machucado é comum, crianças brincam muito e se preocupam pouco, mas se isso se tornar rotineiro é importante se atentar! Não é normal todos os dias algum ferimento, machucado, arranhão, corte ou hematoma novos ainda mais se os motivos forem nada convincentes.

Isolamento social
Se a criança não brinca mais com os amigos de costumes, não tem vontade de ir em passeios escolares ou até mesmo sair de casa. Os ataques preconceituosos podem transformar crianças alegres em tristes, tímidas e isoladas.

criança em isolamento por sofrer bullying

Objetos pessoais destruídos
Perda constante de materiais escolares, cadernos e livros estragados ou uniforme rasgados é um sinal de alerta, eles podem estar sofrendo extorsão ou sendo furtado. Roupas em péssimo estado indica que houve uma briga ou algum tipo de agressão física.

Baixa autoestima
A vítima passa apresentar falta de confiança, não se valoriza e começa a afirmar que não é inteligente, não tem capacidade e não confia em suas habilidades. Então acredita nos valentões e se acha incapaz em todas áreas de sua vida.

Agressividade
Se tornar hostil, irritar com frequência sem muitos motivos, ataques de raiva e agressividade, até mesmo automutilação são sintomas preocupantes.

criança irritada dentro de casa

Dores no corpo e falta de apetite
Apresentar dores de cabeça ou de barriga com frequência pode ser por motivos psicológicos a primeira medida é levar ao médico. Se seu filho chega com muita fome pode ser porque sua refeição foi roubada e se ele não tiver mais vontade de comer ele pode estar se preocupando muito.

O que fazer

Se você estiver desconfiando que seu filho é uma vítima de bullying escolar tome a frente da situação, converse para ele se abrir. Confirmando vá até a escola e entre em contato com a coordenação e professores, mantenha uma comunicação direta para um acompanhamento da situação.

Consultas psicológicas e terapia ajudam muito, não existe problema nenhum em precisar de ajuda!