Exercícios físicos na melhor idade

Exercícios melhoram o convívio social, a depressão, a insônia e a ansiedade. Ajuda a controlar o colesterol, fortalece os músculos, os tendões e os ligamentos. Faça parte da geração saúde.

Não é tarde demais para começar a cuidar do seu corpo. A partir dos 60 anos acontece o processo natural da perda mais intensa de massa muscular, dificultando as tarefas básicas do cotidiano, como subir degraus, entrar ou sair do carro e até mesmo se sentar.

A melhor idade não precisa ser complicada e sedentária. O primeiro passo é saber as possíveis limitações do corpo, ter uma boa alimentação, muita hidratação e proteção redobrada em dias quentes. Nós temos um texto explicando as diferenças dos tipos de protetores solares. Clique aqui e saiba como se proteger.

Veja mais: pratique exercícios em casa

casal bebendo água

Programe pelo menos dois dias não consecutivos de sua semana. Com o tempo, a quantidade de vezes pode ser aumentada.

Bicicleta

Trabalha o equilíbrio, a aeróbica, o fortalecimento dos músculos das coxas, a panturrilha e os quadris, o que é importantíssimo para a rotina saudável do idoso.

Ressaltamos o devido cuidado, já que as quedas são mais recorrentes e podem causar lesões sérias. Em hipótese nenhuma deixe de se equipar com capacete, luvas e joelheiras.

Homem andando de bicicleta

Natação

Hidroginástica e natação são muito boas para trabalhar a circulação sanguínea e a respiração. Além do que nadar é refrescante, queima calorias e fortalece os músculos.

Corrida e caminhada

Correr ou caminhar por 30 minutos traz muitos benefícios, como os controles da glicemia e da pressão, a redução do peso corporal e aquela paz para a mente.

Mulher recebendo ajuda de professora na academia

Musculação

Procure por uma academia que forneça um atendimento voltado para a melhor idade, com exercícios específicos, tempo adaptado e que não force mais do que o recomendado. Faça também acompanhamento médico.