Cuidado com tatuagens

Alguns cuidados você não pode abrir mão, afinal tatuagem é coisa séria!

Garantir uma boa cicatrização evita infecções, dermatites, queloides, desconforto e a proliferação de bactérias no local.

Mulher tatuada

Algumas horas após sair do estúdio é preciso retirar o filme plástico e seguir os seguintes passos:

  1. Higienização

Antes de iniciar a limpeza, lave as mãos. Utilize no local sabonete antisséptico ou neutro, enxágue com água morna ou fria (água quente não é recomendada, por se tratar de ferida aberta).

Este processo deve ser realizado com frequência até mesmo quando as casquinhas começarem. Encerre quando perceber a cicatrização completa (se tiver dúvidas, converse com seu tatuador).

  1. Cicatrizante

O segundo passo é aplicar pomada antibiótica específica para pele pós-tatuagem. Reaplique sempre que você achar que existe necessidade. Recomendamos pelo menos duas vezes ao dia (continuar mesmo quando as casquinhas aparecerem).

A aplicação auxilia na hidratação do tecido cutâneo.

  1. Exposição ao sol

Evite o contato direto com o sol por pelo menos um mês. Sempre utilize proteção solar. Temos um texto explicando sobre os tipos de protetores e bloqueadores, clique aqui e confira.

A radiação emitida pelos raios solares pode desencadear um processo inflamatório grave.

Recomendações importantes durante a cicatrização:

  • Não higienizar com shampoo, álcool, água oxigenada ou sabonetes com fragrâncias e jamais esfregar a região. Isso aumenta a probabilidade de alergias e irrita a pele ainda sensível.
  • Não tirar as casquinhas. Elas fazem parte do processo de cicatrização, puxar pode atrapalhar.
  • É comum sentir uma coceira, mas resista (se persistir de uma forma anormal, consulte um médico, pode ser alergia à tinta).
  • Fuja das praias e piscina, a água destes ambientes são mais propícias para proliferação de bactérias e, como tatuagens são feridas abertas, pode ocasionar infeções graves e levar até mesmo à morte. Além disso, já falamos sobre a exposição solar que deve ser evitada.
  • Resguarde o consumo de alimentos gordurosos, carne de porco e leite. Procure ingerir alimentos leves e naturais, eles auxiliam na restauração da derme.