Edição Melhores Destinos Brasileiros

Santos fica localizada a 70 km de São Paulo e possui o clima tropical litorâneo, privilegiado pelo sol e mar calmos, mas com infraestrutura de metrópole. Bela e repleta de atrações para todas idades.

Cultura e história

Em 2018 foi estabelecido o Decreto nº 7.842, concedendo – durante o aniversário de Santos (26/janeiro) – 50% de desconto à passagem da Linha Turística do Bonde que circula por cerca de 40 locais de interesses histórico, turístico e cultural, e conta com guia de turismo durante todo o percurso, destacando as principais curiosidades.

Bela arquitetura da Alfândega de Santos - dicas de turismo brasileiro
Bela arquitetura da Alfândega de Santos

Alfândega de Santos é de tirar o fôlego de tão bela. Patrimônio tombado, possui arquitetura eclética com influência art déco, inaugurado em 1934. Em seu 2º andar é possível conhecer o Museu do Contrafeito, formado por mercadorias falsificadas apreendidas no Porto de Santos. Funciona de segunda a sexta-feira, sua entrada é franca e o prédio possui acessibilidade.

Grãos de café - dicas de turismo em Santos
Grãos de café

E se tratando da história brasileira, tradição, sabor e aroma, o Museu do Café não decepciona. Exala o principal produto brasileiro de exportação no fim do século 19, proporcionando uma experiência de variadas sensações, que vão do início do cultivo do grão até a consolidação do café. Você irá encontrar exposições permanentes e temporárias, obras de arte, mobiliário de época, loja temática e cafeteria que serve os melhores grãos de café – e até o mais caro e raro do país – entre outras atrações.

Orla da praia

O Aquário de Santos é o mais antigo do Brasil, espaço de lazer e conhecimento. O parque é pioneiro em projetos de preservação do mar e de seus habitantes. Do lado direito estão os tanques de água salgada e do esquerdo água doce, ao todo são 32 tanques que reproduzem os habitats naturais. Tubarões, leão-marinho e pinguins são alguns dos animais que você irá encontrar em exposição.

Local ideal para os amantes da pesca, cartão-postal da cidade, o Deck do Pescador é o espaço privilegiado de observação do movimento de navios e fica em frente ao Museu da Pesca.

Cruzeiro saindo do Porto de Santos - dicas de turismo em Santos
Cruzeiro saindo do Porto de Santos

Reúna a família para um divertido passeio de escuna, mas se você gosta de luxo ao mar, aposte nos cruzeiros marítimos. Já para os amantes de surfe como eu, vá ao famoso pico do Quebra Mar, suas ondas são cheias e longas.

Curiosidades

Jardim de Santos - dicas de turismo brasileiro
Tarde de sol no Jardim de Santos
  • Fica em Santos o maior jardim de praia do mundo registrado pelo Guinness World Records em 2002.
  • Única cidade brasileira (exceto capitais) com quatro teatros municipais e um centro histórico entre os maiores do país.

Vale a pena conhecer

  • Esporte: Museu Pelé, Centro de Memória Esportiva De Vaney, Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, e os estádios Urbano Caldeira (Santos FC) e Ulrico Mursa (Portuguesa Santista)
Jogador comemorando no estádio - dicas de turismo brasileiro
Jogador do Santos Futebol Clube comemorando.
  • Natureza: Mata Atlântica preservada na área continental de Santos. Aventure-se por trilhas, atravesse correntezas em caiaques, refresque corpo e alma em cachoeiras e piscinas naturais. Para completar a beleza, búfalos originários da Índia dividem as atenções com animais e pássaros silvestres.
  • Natureza: Laje de Santos. Melhor ponto de mergulho de todo o Estado e um dos melhores do país, com água cristalina – a visibilidade chega a 40 metros! – abriga uma fauna impressionante: cardumes coloridos, arraias-jamantas, tartarugas, garoupas, golfinhos e, dependendo da época (e da sorte), tubarões e até baleias.

www.shutterstock.com

 

  • Sunset: aproveite o pôr do sol em um passeio pela ciclovia, você irá encontrar diversos monumentos tradicionais.