Edição Melhores Destinos Brasileiro

O Aquipélago de Fernando de Noronha mexe com o imaginário de muitos brasileiros. O lugar tem fama de ser uma paraíso na Terra, e quer saber? É mesmo

Algumas de suas praias são as mais bonitas do Brasil, a água tem uma coloração incrível e a vida marinha… ah, essa é tão rica que é quase impossível descrever. O mergulho com cilindro é considerado um dos melhores do mundo e, mesmo nas praias, você pode nadar entre pequenos tubarões e tartarugas.

Fernando de Noronha
Beleza inquestionável de Fernando de Noronha

Com 21 ilhas e ilhotas, apenas 17km² e a menor BR do Brasil, há quem duvide que Fernando de Noronha mereça todos os elogios que se ouve, mas é tudo verdade, ninguém exagerou. A beleza do lugar é inquestionável. O distrito, que pertence a Pernambuco, está de parabéns. Só vendo para crer.

Veja mais: Edição Melhores Destinos Brasileiro

Ilha tour

A primeira dica sobre o que fazer em Fernando de Noronha é o Ilha Tour. A intenção é ter uma visão geral da ilha para depois poder voltar com calma nos lugares. O passeio dura o dia todo e para em praticamente todos os principais pontos da ilha, o itinerário muda a cada dia.

Praias

Praia do Sancho
Na listinha com o que fazer em Fernando de Noronha a Praia do Sancho aparece no topo. Não tem como não visitar a praia que já foi eleita a melhor do mundo. Suas águas são cristalinas e a areia é branquinha. É mais fácil chegar ao mirante de buggy. Depois, é preciso descer duas escadas bem íngremes e grudadas na pedra para chegar até a praia. Pode confiar! O esforço valerá a pena.

Praia do Sancho 
Praia do Sancho, Fernando de Noronha

Dica: Para ir à Praia do Sancho. e também a outras praias de Noronha, é necessário ter o ingresso do Parque Nacional Marinho.

• Baía do Sueste
Famosa pelo mergulho, a praia do Sueste é conhecida também pela alimentação das tartarugas marinhas. Dá chegar até ela de ônibus, já que ela fica em uma das pontas da rodovia.

• Cacimba do Sadre
Uma das minhas praias favoritas de Noronha, a Cacimba do Padre tem nada menos do que o Morro Dois Irmãos fazendo parte do seu visual perfeito. Preciso falar mais alguma coisa?

• Baía dos Porcos
Grudada na Cacimba do Padre, a Baía dos Porcos é, ao lado do Sancho, uma das praias mais lindas do mundo. A água é esverdeada e ótima para mergulho. Para chegar até ela é preciso passar por uma pequena trilha.

Baía dos Porcos 
Baía dos Porcos, Fernando de Noronha

• Praia do Cachorro
A Praia do Cachorro fica bem perto da Vila dos Remédios. E é uma das únicas com a presença de bares na areia.

• Praia do Meio
Entre a Praia da Conceição e a do Cachorro, a Praia do Meio também é uma boa para quem curte mergulhar.

• Praia da Conceição
Famosa pelo Morro do Pico, a Praia da Conceição também fica próxima à Vila dos Remédios. É uma boa opção para curtir o pôr do sol e tem boa estrutura.

Praia da conceição
Praia da conceição, Fernando de Noronha

• Praia do Leão
É a praia com mais desovas de tartarugas da região. Dizem que as pedras que estão no mar lembram um leão marinho, daí o seu nome.

• Praia do Porto Santo Antônio
É de lá que saem os passeios de barco e onde chegam os barcos que abastecem a ilha. É um dos portos mais limpos do mundo.

• Atalaia
Tem uma das piscinas naturais mais lindas e famosas do Brasil. Para ir até lá é preciso agendar, já que é permitido um número máximo de pessoas simultâneas na praia. É proibido também colocar o pé na areia enquanto estiver no mar.
Dica: Para visitar a Atalaia é necessário realizar seu agendamento com 10 dias de antecedência na sede da ICMBio. Cada visita pode ter no máximo 16 pessoas e dura cerca de 30 minutos

Mergulho

Mergulhar é um item que não pode faltar na lista com o que fazer em Fernando de Noronha. O mar de Noronha é um dos melhores do mundo para a prática do mergulho. É possível avistar diversos animais usando apenas snorkel (aliás, dependendo da praia, a água é tão clara, que nem precisa mergulhar). Para quem preferir, dá para fazer mergulho com cilindro (inclusive para iniciantes).

Fonte: Esse Mundo é Nosso e Guia de Destinos